02 abril 2015

A HABILIDADE DE ENSINAR

Maria Bruna de Sousa Pinto
(Acadêmica do Curso de Letras
Universidade Estadual Vale do Acaraú- Uva)


Este artigo concebe o ensinar como uma habilidade, discuti a situação da prática de ensino na educação, destacando a importância dos professores refletirem sobre o seu cotidiano, e buscarem um olhar renovado, mais voltado para a realidade e comprometido com um ensino mais produtivo.


Palavras-chave: Prática de Ensino, habilidade, professor.

INTRODUÇÃO
Na área de educação o termo habilidade se resume a saber fazer.O que leva a nos perguntarmos se realmente isto acontece e se efetiva em nossa realidade brasileira, se os nossos profissionais da educação têm e dominam com eficiência e eficácia a habilidade de saber ensinar, esta envolve uma relação de troca, em que o docente aprende para ensinar e ensina para aprender, é uma ação que abarca inúmeras capacidades, conhecimentos e atitudes em que é imprescindível ser um professor reflexivo que nunca se satisfaz com sua prática.

REFLETINDO SOBRE A HABILIDADE DE ENSINAR
A educação hoje se revela ainda mais importante e desafiadora, o que exige um perfil de um educador muito mais comprometido com um ensino produtivo, que seja capaz de formar sujeitos autônomos na busca do conhecimento, criadores, inovadores e críticos, e não simples seguidores, copiadores e repetidores dos outros.
E para que isto aconteça é preciso a educação rever, re-olhar, e apontar de outro modo como nós fazemos, pensamos e refletimos sobre a nossa prática dentro da educação. Não faz sentido e ao mesmo tempo é contraditório dizermos constantemente que os alunos de hoje não são mais os mesmos e continuarmos a dar aulas do mesmo modo que a dez ou quinze anos atrás, dessa forma estamos usando uma pedagogia do passado que não satisfaz o mundo atual, e que portanto não deve ser o nosso ponto de partida e direção, devemos olhar nossa realidade e como esta se coloca, pois a educação lida com futuro.
Quando nos colocamos a pensar e refletir sobre nós mesmos, sobre o nosso desempenho, sobre nossas atitudes, sobre nossas fraquezas como professor, estamos enxergando e descobrindo nossas falhas e possibilidades de melhoria, em não mais repetir os mesmos erros, o que faz nós deixarmos de lado as condutas e conceitos errôneos e consequentemente considerar a nossa prática em sala de aula sempre passível e necessitada de aprimoramento.
Muitos são os procedimentos a se pensar e analisar que preenche a habilidade para ensinar, em que o professor deve dar atenção a situação-estímulo que é o que desperta e mantém a atenção dos alunos, que abrange o uso de material didático variado, mudanças nos canais sensoriais, os movimentos, os gestos, a entonação da voz, que visa atender a heterogeneidade em sala de aula e facilitar a aprendizagem explorando os recursos que o educador dispõe para interagir com os alunos, que tipo de perguntas aquele emprega e como ou o que fazer para fazer com que os alunos participem. Tudo isto revela o quanto é complexo e importante o ato de ensinar, em que a reflexão nos leva a repensar o currículo, a metodologia e objetivos.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O grande desafio do professor atualmente é fazer com que o aluno queira aprender, em fazer com que este o veja mais interessante do que um computador, do que um MP3, do que um Ipod, do que um celular, hoje os nossos maiores concorrentes não são outros da categoria, colegas de profissão, mas sim objetos que em certas casos parecem ter muito mais vida que muitos ditos educadores,em que fingem que ensinam e os alunos fingem que aprendem.
Portanto, na habilidade de ensinar o professor deve ser o inspirador do aprendizado, deve se questionar constantemente para progredir, para mudar e reorientar sua prática pedagógica direcionando-a para a os interesses, necessidades, e a realidade do aluno.


REFERÊNCIAS
HYPOLITTO, Dinéia. O professor como profissional reflexivo. Disponível em: http://www.usjt.br/proex/produtos_academicos/204_18.pdf Acessado em: 29/11/2011.
VALENTE, Nelson. Habilidades do professor em sala de aula. Disponível em: http://www.webartigos.com/artigos/habilidades-do-professor-em-sala-de-aula/20767/ Acessado em: 01/12/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião, crítica ou sugestão, e ajude-nos a melhorar o Blog Ametista de Clio!