02 abril 2015

50 ANOS DA ESCOLA DELMIRO GOUVEIA (1962-2012)

Por: Jairo Alves

A Escola Delmiro Gouveia foi fundada no dia 26 de agosto de 1962, na administração do Prefeito Municipal Antônio Pereira de Farias, localizada atualmente no Bairro Caixa D’água em Ipu Ceará.
A origem do nome foi uma homenagem ao um ipuense ilustre, Delmiro Augusto da Cruz Gouveia nascido em 5 de junho de 1863 na “Fazenda Boa Vista” no Ipu, filho do Cearense Major Delmiro Porfírio de Farias, que morreu lutando na Guerra do Paraguai,  e da pernambucana Leonila Flora da Cruz Gouveia.

Ainda criança Delmiro Gouveia foi mora em Pernambuco vivendo uma parte da vida em Recife. Já adulto se mostrou um empreendedor com apenas oito anos de trabalho construiu um empório industrial de 2.500 operários, uma fabrica de linhas admiravelmente aparelhada em concorrência com as similares estrangeiras e 520 km de estradas. Além de construir a primeira usina hidrelétrica do Nordeste (Cachoeira de Paulo Afonso).  Morre, assassinado no dia 10 de outubro de 1917, com 54 anos de idade, na sua casa na antiga Vila da Pedra, atual cidade Delmiro Gouveia no sertão de Alagoas.
O terreno da escola, 100 m², foi adquirido do governo estadual, na administração do governador Parsifal Barroso, o prédio foi construído no ano de 1961 e inaugurado no dia 26 de agosto de 1962, com o nome de “Grupo Delmiro Gouveia”, mais tarde transforma-se em “Escola de 1º Grau Delmiro Gouveia”, através do Decreto de numero 11.492 de 17 de outubro de 1975. Reconhecida pelo parecer Nº 612 do Conselho Estadual de Educação em 16 de setembro de 1982.
Teve como primeira diretora Maria Vasconcelos Aragão, em 1997 foi criada a bandeira da escola pela professora Maria de Jesus Viana, tendo suas cores sido inspiradas pelas cores da bandeira nacional.

“Um desses continuadores de Mauá,
 na obra de modernização do Brasil através de novas indústrias,
 foi Delmiro Gouveia”

Gilberto Freire

                                             Fonte
Documentação diversa que encontra-se na biblioteca da Escola Delmiro Gouveia
NASCIMENTO, Edvaldo Francisco. Delmiro Gouveia: o empreendedor. 2ºed. Alagoas: Gráfica e Editora do Nordeste, 2001.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião, crítica ou sugestão, e ajude-nos a melhorar o Blog Ametista de Clio!