Interessante livro sobre a cultura
oriental, escrito por Daidoji Yuzan um samurai perito nas artes militares,
descrito como um modelo de lealdade, autocontrole e imparcialidade. Este livro
é um verdadeiro código de ética samurai. Os Samurais surgiram no século XII e
tiveram seu auge nos anos 700 da era feudal japonesa, escrito no século XVI da
nossa era, o livro possui características do Zen-budista e orientalismo, é
destinado a militares.
“Se quiser buscar realmente a verdade, é preciso que pelo menos uma vez em sua vida você duvide, ao máximo que puder, de todas as coisas.” René Descartes
31 outubro 2015
13 outubro 2015
Os Estabelecidos e os Outsiders
O livro trata-se do estudo realizado em
conjunto por Norbert Elias e John L. Scotson, em uma pequena cidade da
Inglaterra, que recebeu o nome fictício de Winston Parva, no final dos anos 50,
do século XX. Onde a partir da analise da comunidade de trabalhadores, é
possível notar regras históricas de comportamento universal, contra grupos
discriminalizados como mulheres, negros, pobres e deficientes etc.
Tradicionalmente o que difere os
indivíduos nas relações de poder em uma sociedade são características bem
definidas como nacionalidade, etnia, cor, raça, renda salarial e até mesmo
nível educacional. Mas neste estudo, realizado por Elias, a única diferença
entre os membros desta comunidade era o tempo em que seus moradores residiam na
pequena cidade, que era composta por moradores antigos residentes no local, a
duas ou três gerações, denominados como “Estabelecidos”, e moradores novos,
recém instalados, denominados como “Outsiders”.
03 setembro 2015
Deus um delírio
Livro de linguagem simples e sarcástica, Richard Dawkins,
faz uma apologia a ciência e ao ateísmo, em detrimento, da religião e de
qualquer forma de superstição sobrenatural. Tendo como base os estudos de
Charles Darwi, defende a tese do evolucionismo e em oposição ao criacionismo
bíblico, rebatendo a tese do design inteligente defendida pelos criacionistas.
A primeira crítica que o autor faz a religião, é que ela,
é portadora de um privilégio único: o de “estar além e acima de qualquer
crítica.” Mesmo a mais clara, soa como hostilidade. “Tanto ateus como teístas
observam inconscientemente a convenção da sociedade de que devemos ser
especialmente polidos e respeitadores em relação à fé.” Segundo o autor, o fato
de os pais doutrinarem seus filhos na sua religião já é uma incoerência, afirma
as crianças são novas demais para entender conceitos abstratos, como os
religiosos. “a opinião religiosa é o tipo de opinião dos pais que pode ser
colada em crianças que, na verdade, são pequenas demais para saber qual é sua
opinião. Não existe criança cristã: só filhos de pais cristão.” Ou filhos de
pais evangélicos etc. Devemos sempre que possível combater esse tipo de
atitude. p.14-17
No segundo capítulo do livro, Dawkins expõe o “Espectro de Probabilidades”, uma escala de extremos opostos, sobre os juízes de valores sobre a existência de Deus, que vai do teísta convicto (1) ao ateu consolidado (7): (p.79-80)
14 agosto 2015
Você sabe o significado da palavra Blitz?
1. Blitz é palavra alemã que significa ráio, relâmpago. Juntamente com o substantivo masculino também alemão "krieg", guerra consagrou-se nas artes militares durante a II Guerra Mundial (1939-1945) através da locução "blitzkrieg", literalmente "guerra relâmpago", mas que exprime algo mais: ofensiva muito rápida e poderosa.
2. No Brasil, ganhou uma derivação por extensão de sentido: batida policial inesperada, que geralmente mobiliza grandes aparatos e contingentes.
3. Outra derivação por extensão de sentido refere-se ao trânsito: barreira policial inesperada, que também mobiliza grandes aparatos e contingentes, utilizada para verificar documentação e estado de conservação de veículos em vias públicas e rodovias.
4. Operação ou campanha não militar (ação fiscalizadora, vacinação, pesquisa, ação anti-contrabando etc.), iniciada sem aviso prévio e de modo intenso e coordenado.
2. No Brasil, ganhou uma derivação por extensão de sentido: batida policial inesperada, que geralmente mobiliza grandes aparatos e contingentes.
3. Outra derivação por extensão de sentido refere-se ao trânsito: barreira policial inesperada, que também mobiliza grandes aparatos e contingentes, utilizada para verificar documentação e estado de conservação de veículos em vias públicas e rodovias.
4. Operação ou campanha não militar (ação fiscalizadora, vacinação, pesquisa, ação anti-contrabando etc.), iniciada sem aviso prévio e de modo intenso e coordenado.
15 julho 2015
Chacina de Feiticeiras: Feitiço e Bruxaria
Você sabe quais os feitiços
mais comuns atribuídos a uma bruxa no século XVI e XVII e como era identificada
uma bruxa na Idade Média? Uma dica de livro que trata destas questões e o Chacina de Feiticeiras, de 1995, da
historiadora americana Anne Barstow, que analisa como a perseguição as mulheres
pobres e velhas, como consequência da discriminação que a mulher da Idade Média
sofria, ocasional um verdadeiro massacre a várias mulheres de diferentes idades
e classes sociais. O livro tem descrições detalhadas de algumas torturas
praticadas contra mulheres, que eram levadas aos tribunais acusadas de serem
feiticeiras. Uma boa dica para quem estuda gênero e descriminação por conta do
sexo, principalmente na Idade Média. Embaixo lista de feitiços atribuídos a
mulheres e alguns pontos importantes do livro.
27 junho 2015
História do Cristianismo: Conversão de Paulo
Quando o cristianismo ainda era uma pequena religião pouco promissora,
um homem foi capaz de transformá-la em uma grande crença em sua região. Sem
ele, talvez o cristianismo nunca tivesse
se espalhado pelo mundo. O nome desse homem é Paulo, um dos principais autores
de diversas passagens
do Novo Testamento. Porém, a devoção dele pode ter sido um efeito
colateral de um fenômeno natural.
29 abril 2015
O Processo Civilizador
O sociólogo Norbert Elias inicia sua
obra, no capítulo primeiro, analisando as origens e diferenças entre o termo “Kultur
e Zivilisation” (Cultura e Civilização), na cultura Alemã, em analogia com
termos similares na cultura Francesa e Inglesa. E como estes termos têm
significados parecidos ou diferentes dependendo da cultura do país que a
utiliza.
No segundo capítulo intitulado “A
Civilização como transformação do comportamento humano”, o autor analisa a influência de manuais de etiqueta na formação do comportamento das pessoas ao longo dos anos, a partir
da obra de Erasmo de Rotterdam: Da Civilidade em Crianças (De Civilitate Morum Pueriliam) escrito em 1530, junto com outros manuais de
etiqueta, é possível perceber as transformações no comportamento das
pessoas ao passa dos anos, principalmente, a classe mais favorecida da época a corte medieval dos
séculos XVII.
Costumes comuns como limpar o nariz a mesa, os dendês com a ponta da faca, as mãos na toalha da mesa e até soltar gases à mesa, passam gradativamente a ser repudiados. Como se deu esse processo?
Costumes comuns como limpar o nariz a mesa, os dendês com a ponta da faca, as mãos na toalha da mesa e até soltar gases à mesa, passam gradativamente a ser repudiados. Como se deu esse processo?
16 abril 2015
Guerra na Idade Média
Jairo Alves (Artigo da
Disciplina Medieval I, Curso de História da Universidade Estadual Vale do
Acaraú – UVA 2009)
“A função dos guerreiros ou guardiões seria auxiliar o governante na guarda e preservação da cidade. [...] precisaria necessariamente ser perspicaz para sentir o inimigo; rápido na perseguição desde o momento em que perceber sua presença; forte para combater quando apanhado e valente para lutar com energia” (Princípio: discussões filosóficas II, Maria V. P. Porto, UECE. citando Platão).
Introdução
Introdução
O objetivo deste trabalho é mostrar a concepção de Guerra na Idade Média,
a partir da análise de algumas obras que tratam do assunto, usando como
referencial teórico o livro de Michael Pastoreau; “No Tempo dos Cavaleiros da
Távola Redonda”. Pretendemos mostrar que o
conceito de guerra varia com o tempo e às circunstancias. A pesquisa é
centrada no cavaleiro medieval, seu modo de vestir, as suas armas, a posição
social, etc. Além de apresentar a influência da Igreja, e sua busca de
controlar estes conflitos, através de regulamentações determinavam o período, ao
longo do ano, em que se poderia ocorrer às batalhas, além de canalizar os conflitos a favor de seus interesses, surgindo o movimento das Cruzadas.
Guerra na Antiguidade
Platão na Antiguidade mostra as
qualidades de um bom guerreiro, que deve auxiliar o governante na administração
da polis, é determinante para o
exercício dessa função o ânimo ou a capacidade irascível, pois somente através
dela é que o guerreiro se tornará invencível e o medo e a derrota não fará
parte do seu modo de ser. Entretanto, adverte Platão que não adianta ser dotado
apenas da irascibilidade; todo guerreiro deve saber fazer uso da virtude que o
auxiliará a ser bom guardião, sabendo equilibrar o seu ânimo, senão o guerreiro
permanecerá em constante luta e conflito, sendo assim um risco no interior da
sociedade (PORTO, 2008).
O Negro como Elemento Formador da Cultura Brasileira
Por Jairo
Alves
Disciplina historiografia
brasileira, 5ª período do Curso de História da Universidade Estadual
Vale do Acaraú – UVA.
Introdução
Analisar os aspectos da influência
da cultura negra, sob a formação da cultura brasileira, através de seus ritos,
da sua sexualidade, estudando as relações mantidas entre o senhor de engenho e
a escrava-amante, do credo maometano e da influência da língua afro sobre a
língua portuguesa, e dos ritos de feitiçaria que junto com os mitos e as lendas
medievais dos portugueses, habitava o imaginário do homem colonial brasileiro,
além de outras influências que permearam a cultura brasileira até os dias
atuais.
Influências da África
No início do capitulo quatro. Freyre reconhece que o povo brasileiro
sofreu forte miscigenação. Principalmente, na visão dele, do negro. Influência
que vinha da cultura, e do modo de viver. Que ia desde alimentação recebida
pelo menino colono da ama de leite até a iniciação sexual do rapaz.
O uso de Desenhos Animados em sala de aula
Por Jairo
Alves (Projeto apresentado na disciplina de Estágio Supervisionado
II: Oficina de Inst. Didáticos, do curso de graduação da Universidade Estadual
Vale do Acaraú-UVA-2010)
INTRODUÇÃO
Através da
utilização de fontes alternativas como desenhos, fotos, charges,
revistas e
documentários. Temos o objetivo de criar um projeto “político” e “pedagógico”,
político no sentido de formar um cidadão crítico para lhe dar com os problemas da sociedade, e
pedagógico para possibilitar a intenção da escola de formar um cidadão participativo, responsável, compromissado, crítico e criativo. ( DI PAULA, Márcia Regina. Organização do Trabalho Pedagógico.
Curitiba: Ibpex, 2008, p.103.)
Os desenhos
animados muitas vezes voltados para o conteúdo histórico, como o desenho que
conta a história da chegada da família real no Brasil ou mesmo a história contada
por marionetes que é exibido regulamente pela TV Escola, pode servir como forma
de tornar a aula mais interessante para o aluno. Levando em conta a faixa de idade
de cada serie, o conteúdo deve ser apresentado em escala crescente de complexidade,
quanto maior for o grau de desenvolvimento do aluno por série.
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